top of page

Cisamesp faz balanço e apresenta novas propostas ao Colegiado de Prefeitos

Consórcio de Saúde apresentou números crescentes de ofertas de serviços, novas propostas de parcerias, implantação de novos serviços, realização de mutirões e ainda colocou para votação a inclusão do município de Toledo entre os consorciados




Uma pauta cheia, repleta de números, novas propostas e a inclusão de mais um município entre os consorciados. Foi intensa a primeira reunião de 2017 do Colegiado de Prefeitos do Cisamesp (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Médio Sapucaí). Coordenada pelo presidente da entidade, o prefeito Augusto Hart Ferreira, o encontro de trabalho teve prestação de contas e deliberações que preveem o estabelecimento de novos convênios, implantação de mais serviços de saúde e a realização de mutirões para exames de oftalmologia e ultrassonografia, a fim de acabar com as filas à espera destes procedimentos nos municípios.


O secretário executivo do Cisamesp, José Carlos de Oliveira, apresentou ao colegiado um balanço da evolução dos serviços prestados pela instituição. Apesar da queda da arrecadação da principal fonte de recursos do órgão, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o consórcio conseguiu manter a qualidade da prestação de serviços e, ainda, ampliou a quantidade ofertada. Passou de 58,2 mil exames, em 2015, para 60,1 mil, em 2016. O número de consultas especializadas evoluiu de 64,8 mil para 72,1 mil no mesmo período. Desde 2012, o Consórcio ampliou em três vezes o número total de procedimentos ofertados, passando de 43,3 mil para 131,3 mil.


Aquisição de equipamentos e oferta de novos serviços


A gestão eficiente tem permitido que o Cisamesp amplie os serviços prestados, apesar da crise enfrentada pelo país. O consórcio está adquirindo equipamentos para exames de oftalmologia e mamografia, dois dos exames que têm maior demanda na região. E, a fim de reduzir as filas nos municípios, o consórcio prepara mutirões de oftalmologia e ultrassonografia. A ação deve ocorrer entre os meses de março e abril.


O secretário executivo ainda apresentou uma outra vertente da busca pela ampliação da oferta de exames, que passa pelas parcerias com clínicas de diagnósticos por imagem. Os convênios firmados garantem condições vantajosas para contratação dos exames pelos municípios consorciados. “Essas parcerias têm dado muitos frutos. Conseguimos negociar ótimas condições de contratação desses exames por imagem, que costumam ter um custo elevado”, explicou o secretário.


Outra ação anunciada durante a reunião de colegiado foi o credenciamento para cirurgias de catarata, processo que está em fase final. “Nossa busca por soluções abrangentes para a saúde da população deve ser contínua. Mutirões, parcerias, credenciamentos são algumas das ferramentas de que dispomos para ofertar serviços de saúde em larga escala e com qualidade aos nossos munícipes”, avaliou Augusto Hart Ferreira, presidente do Cisamesp.


Deliberações


Depois da prestação de contas e anúncios, os prefeitos passaram às deliberações. Uma das decisões tomadas por eles permite a ampliação do Cisamesp, que vai ganhar um estacionamento para os ônibus que fazem o transporte dos pacientes e um refeitório destinado aos funcionários da instituição. Augusto Hart comemorou a decisão do colegiado: “É fundamental que continuemos a ampliar a estrutura do Cisamesp como forma de atender às necessidades crescentes de um órgão de saúde que triplicou o número de atendimentos nos últimos anos”, concluiu.


Novo membro do Consórcio


A partir de agora, o Cisamesp passa a ter 32 municípios consorciados. Por unanimidade, o colegiado de prefeitos aprovou a inclusão do município de Toledo, cidade de 6.194 habitantes, governada pelo prefeito Edio Donizeti Leme. Com a inclusão de mais um município, a população atendida pelo Cisamesp se aproxima de 600 mil.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page